sábado, 12 de fevereiro de 2011

Yantra: símbolo de sonhos concretizados


O termo yantra provém do sânscrito (língua morta da Índia antiga) e significa símbolo, mecanismo, instrumento, máquina ou ferramenta. Provém da raiz yan (moderar, subjugar, controlar, governar) e do sufixo tra (instrumento). Os yantras são usados na tradição hindu como ferramentas para estimular a concentração e meditação. Normalmente tratam-se de sintos complexos e labirínticos com forte representação arquetípica.

O sri yantra (abaixo) é um dos mais tradicionais símbolos do Hinduísmo. Ele é formado por nove triângulos interconectados, com um ponto no centro, representando a junção entre o universo manifesto e o mundo não manifestado.


Quatro triângulos possuem a ponta voltada para cima, representando a energia masculina, enquanto os outros cinco são voltados para baixo, representando a energia feminina. Assim, o sri yantra representa a união entre a dualidade que dá origem a toda a criação cósmica, segundo a tradição Shakta e a filosofia Sámkhya.

Os nove triângulos estão entrelaçados de tal forma que resultam em outros 43 triângulos menores, formando uma rede que simboliza a complexidade da construção do universo. Este conjunto de triângulos e sua simbologia foi adotada pela Yantra Empreendimentos Imobiliários, representando a complexidade de um empreendimento imobiliário, mas o simbolismo que uma obra encerra em si: a realização do sonho da casa própria.

E foi com esse espírito empreendedor, a fim de realizar sonhos, contribuir para a redução do déficit habitacional e com a geração de emprego e renda, que no ano de 2011 a Yantra Empreendimentos foi fundada, iniciando sua atuação no município de Palhoça/SC, por acreditar no potencial de crescimento deste importante município e na capacidade de trabalho de seu povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário